Parauapebas, um dos principais destinos internacionais para observação de aves, está dando um passo adiante em seus esforços para promover o ecoturismo. A cidade, que já é um favorito entre os turistas estrangeiros devido à sua exuberante biodiversidade na Floresta Nacional de Carajás, está agora qualificando novos condutores de observação de aves.
Com mais de 600 espécies de aves catalogadas, Parauapebas atrai observadores de aves nacionais e internacionais. Para potencializar ainda mais essa prática, a prefeitura, em parceria com o governo do estado e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ofereceu o curso Observação de Aves de 22 a 26 de abril.
Os participantes do curso serão certificados pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que já oferece o curso em todo o estado. “A ideia principal do curso é qualificar pessoas que conheçam a fauna de aves aqui da região e que elas possam atuar no turismo ecológico como condutores de observação de aves. O estado do Pará é o que tem a segunda maior diversidade de aves já catalogadas. E o município de Parauapebas também é o segundo município do Pará em número de espécies catalogadas”, comenta Beatriz Cirino, bióloga e instrutora do curso.
Essa iniciativa é um grande passo para o município de Parauapebas, pois não só promove o ecoturismo, mas também cria oportunidades de emprego para os habitantes locais. Além disso, ajuda a preservar e destacar a rica biodiversidade da região.
Tags:
Outros Assuntos